www.projetocordel.com.br

Cd 2004 Francisco Diniz
Clique aqui para ampliar a foto       Clique aqui para ampliar a foto


Clique nas músicas abaixo para escutar o nosso cd, Um olhar na multidão, de 2004.


Cordelista paraibano lança cd

                  Num misto de cordel, forró pé-de-serra e mpb foi editado o novo cd do cordelista paraibano Francisco Diniz. O trabalho faz menção à cultura popular e aos ritmos regionais com instrumentais de violão, sanfona, zabumba, triângulo, pífano e pandeiro. O objetivo é divulgar a música reverenciando aspectos melódicos do nordestino e a poesia popular, a literatura de cordel. Francisco Diniz, que é também professor de educação física do Instituto São Marcus em Santa Rita-PB, faz palestras e exposições de seus títulos de cordel nas escolas da região metropolitana de João Pessoa, bem como em cidades do sertão na perspectiva de contribuir para o resgate dessa manifestação cultural.

                  Dois folhetos de cordel fazem parte do cd: Prece para a libertação do Homem, que é uma reflexão sobre o papel do ser humano na construção de um mundo equilibrado e justo:

Andais pelo caminho
Do bem, da paz e do amor,
Procure gostar do outro
Como quer o criador
E tratais o homem pobre
Como tratas o doutor.

E As conseqüências da compra do voto, presente no trabalho especialmente por ser 2004 um ano eleitoral e tem a finalidade de chamar a atenção das pessoas em geral sobre tal prática, infelizmente ainda muito utilizada em nossa sociedade. As estrofes são hilárias e ao mesmo tempo contundentes:

O triste que compra voto
Não tem nenhum compromisso
Com saúde, educação
Nem quer saber se há serviço
Pro homem trabalhador
Da favela ou do cortiço.

                  Francisco Diniz informa que quem adquirir o cd receberá de bônus os dois cordéis e que este trabalho será apresentado em escolas, feiras livres e espaços reservados à cultura da Grande João Pessoa. Este é o seu segundo cd. Em 2003 lançou "Capoeirarte", onde apresenta cordéis sobre Zumbi dos Palmares e sobre a história da capoeira, e fora elaborado com a participação de alunos da rede municipal de Santa Rita-PB.

                  "Um olhar na multidão" é o título do trabalho, gravado no studio promidia e com arranjos de Clodoaldo Pessoa, tem 12 faixas, será exposto à venda no Sebo Cultural (av. Tabajaras) e na Livraria Nordestina (rua Almeida Barreto) e pode ainda ser adquirido pelos telefones: (83) 8862-8587 (Oi), (83) 9927-1412 (Tim), pelo site na internet: www.projetocordel.com.br ou pelo e-mail: literaturadecordel@bol.com.br.

                  O trabalho do cordelista Francisco Diniz na escola São Marcus começa a chamar a atenção de pessoas e entidades do Brasil. Em 2003 editou, com Valentim Quaresma, dois mil cordéis para a Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, São Paulo. Através do seu site na internet, no ar desde o ano de 2000, vende cordéis para pessoas de vários estados do país e mantém contatos com amantes do cordel de diversos países, ele afirma que "só não dá pra ganhar dinheiro ainda, porque a quantidade solicitada é pequena", porém acredita que num futuro próximo o cordel se tornará um produto bastante comercializado, o que trará renda para os autores deste estilo literário. "O que falta é ação da escola na preservação da poesia popular e o papel da mídia, bem como dos governos na veiculação da importância dessa rica manifestação cultural do povo nordestino", completa.

                  No ano de 2004, o Instituto Alpargatas, que desenvolve um trabalho de educação de crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas, com sede em Santa Rita-PB, mas que tem abrangência também, além da Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas e Rio Grande do Norte, encomendou a Francisco Diniz um cordel que trata sobre a atuação dessa instituição: Instituto Alpargatas, Educação por Meio do Esporte. Quatorze mil cordéis foram editados. Os folhetos foram distribuídos aos funcionários da Alpargatas e às crianças atendidas pelo projeto de inclusão social desenvolvido pela empresa nos estados citados. Os recursos provenientes desse trabalho foram utilizados como principal patrocínio para a edição do cd, "Um olhar na multidão", que teve também a colaboração das escolas de Santa Rita: São Marcus, Machado de Assis, CEST, Dom Bosco, CNEC e José Américo.

Para comprar o cd, faça o pedido via e-mail ou telefone
(Preço R$ 15,00 já com as despesas dos correios):


Para comprar: deposite o valor referente ao seu pedido (cada cd: R$ 15,00) na conta poupança da Caixa Econômica Federal: 1709-8, agência: 1914, operação: 013, em nome de Francisco Ferreira Filho Diniz. Em seguida envie um e-mail literaturadecordel@bol.com.br relatando a data do depósito e os produtos desejados. Não esqueça de informar seu endereço corretamente.

____________________________________________________
Site: www.projetocordel.com.br
E-mail: literaturadecordel@bol.com.br
Fones: (83) 9927-1412 (Tim) / (83) 8862-8587 (Oi)