Chico do Canolino



Francisco Cassiano Nazaro, artisticamente conhecido como Chico do Canolino, de Baixio-CE, um músico popular, que toca um instrumento por ele criado, que é semelhante ao violino, feito de canos de PVC.  Seu Chico do Canolino é um autodidata que toca sanfona e cavaquinho desde os oito anos de idade, quando inventou seu primeiro instrumento, um violão, feito de lata de doce. Com uma curiosidade incomum, ele aprendeu sozinho observando os músicos da sua cidade. Não freqüentou escola de música, toca de “ouvido” e confessa que desconhece os nomes dos acordes, mas quem prestigia seus shows fica encantado com o seu estilo.

 


Ele tem se apresentado nas principais festas populares, da padroeira, em praças e terreiros dos sertões cearense e paraibano. Anualmente mostra seu trabalho em Cajazeiras-PB, na festa da cidade ao lado do renomado sanfoneiro Chico Amaro e também tem tocado ao lado de Nonato Cearense no São João promovido pelas prefeituras da região. Por esse aspecto inédito Chico do Canolino é muito requisitado e já esteve nos programas Carneiro Portela e Paulo de Oliveira, da TV Diário de Fortaleza.

 

Chico do Canolino, que se apresenta com o seu grupo composto de Walter do Acordeom, Francisco das Chagas, na zabumba e o seu filho no triângulo, é artesão e inventou o canolino a partir de um sonho que teve. Dias depois mostrou o instrumento para os amigos e a novidade agradou tanto que começou a aparecer os convites para festas em vários lugares. Aqui em João Pessoa o show será no dia 23 de junho, no Centro Histórico, no São João do município.

 

_________________________________________
Site: www.projetocordel.com.br
E-mail: literaturadecordel@bol.com.br